quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Resultado de referendo no Egito deve sair hoje É prevista a aprovação de Carta pró-militares

DIOGO BERCITODE JERUSALÉM
Foi encerrado ontem o segundo e último dia do referendo constitucional egípcio que irá decidir a nova Carta.
É esperado que o texto seja aprovado com margem segura, mas analistas aguardam o resultado oficial do comparecimento às urnas. O resultado dos votos deve ser divulgado hoje pela manhã.
Ainda ontem, o diretor de relações públicas do Ministério do Interior, Abdel Fattah Othman, disse que a participação deve exceder os 55% e a aprovação ao texto da Carta talvez fique perto de 95%.
A nova Constituição irá substituir aquela rascunhada em 2012 pela Irmandade Muçulmana, durante a Presidência do islamita Mohammed Mursi. Com sua deposição, em julho de 2013, o texto foi suspenso pelo governo interino, apoiado pelo Exército. É o terceiro referendo nesses últimos três anos.
A Carta de 2012 havia tido 64% de aprovação em voto, com pouco mais de 30% de comparecimento às urnas.
Há no Egito mais de 52 milhões de eleitores registrados.
LÍDER MILITAR
Caso o referendo dê legitimidade ao governo interino e ao golpe de Estado egípcio, é provável que o líder militar Abdel-Fatah al-Sisi concorra à Presidência, ao que seus oponentes apontam o retorno à ditadura no país, após a insurgência árabe de 2011.
A Constituição votada nesta semana contém trechos controversos que submetem a escolha do ministro da Defesa à aprovação do Exército e possibilitam também o julgamento militar de civis.
A Irmandade Muçulmana, recentemente considerada uma organização terrorista pelo governo, defende que o pleito seja boicotado. Houve anteontem disputas envolvendo seus seguidores, com ao menos nove mortos.
    Fonte: Folha, 16.01.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário